AUDITORIA: INTERNA-EXTERNA
- Auditoria é um exame sistemático das actividades desenvolvidas em determinada empresa ou sector, que tem o objectivo de averiguar se elas estão de acordo com as disposições planeadas e/ou estabelecidas previamente, se foram implementadas com eficácia e se estão adequadas.
- Auditoria é um exame analítico e pericial que acompanha o desempenho das operações contabilísticas expressas em um balanço. Muitas vezes é usada a expressão auditoria contabilística, que serve para descrever a avaliação de uma empresa no panorama da contabilidade.
Os profissionais que participam de auditoria de demonstrações financeiras são certificados e devem seguir rigorosas normas profissionais. - Auditoria externa e interna
As auditorias podem ser classificadas em: auditoria externa e auditoria interna. A auditoria externa se distribui em diversas áreas de gestão, como auditoria de sistemas, auditoria de recursos humanos, auditoria da qualidade, auditoria de demonstrações financeiras, auditoria jurídica, auditoria contabilística etc. - A auditoria interna tem como objectivo, avaliar o processo de gestão, no que se refere a aspectos como a governança corporativa, gestão de riscos e procedimentos de adesão às normas, a fim de apontar eventuais desvios e vulnerabilidade às quais a organização está sujeita.
Enquanto o auditor externo é um profissional que é contratado de fora e tem um tempo limitado para resolver problemas da empresa, o auditor interno é funcionário da própria empresa, que dispõe de mais tempo e de conhecimento em relação à empresa a ser auditada.
1. Auditoria contabilística
2. Auditoria financeira
3. Auditoria fiscal e tributária
A auditoria contabilística destaca-se como uma minuciosa investigação sobre toda a documentação financeira de uma empresa. Essa análise criteriosa visa avaliar a gestão patrimonial em conformidade com diretrizes e regulamentos, com o propósito primordial de mitigar índices de má conduta corporativa.
Ao examinar documentos contabilísticos, verifica-se a concordância das demonstrações contabilísticas com a situação financeira, econômica e patrimonial da organização, identificando eventuais situações prejudiciais ao patrimônio registadas nos documentos contabilístico.
A auditoria financeira assume a responsabilidade de assegurar a integridade dos registos financeiros, incluindo caixa, extratos, entradas e saídas. Este processo abrange a análise de aplicações e investimentos, visando garantir o retorno financeiro e a ausência de prejuízos para a organização.
Por meio dessa auditoria, a eficiência do controlo financeiro é assegurada, acções prejudiciais ao caixa são dificultadas, e soluções mais apropriadas, como a implementação de sistemas de gestão financeira, são apresentadas.
A análise fiscal e tributária visa garantir o cumprimento dos aspectos fiscais conforme a legislação vigente. Dada a complexidade do cenário tributário angolano, a manutenção de controlo sobre as questões legais evita o pagamento excessivo de impostos, taxas e tarifas.
4. Auditoria operacional
5. Auditoria de sistemas
6. Auditoria ambiental
A auditoria operacional tem como objectivo avaliar e analisar o funcionamento da empresa em suas rotinas, processos e metodologias adoptadas. Proporcionando diagnósticos e soluções para promover maior eficiência, economia e eficácia no uso de recursos, essa análise abrangente visa optimizar a performance da administração organizacional.
Empresas que buscam aprimorar produtividade e desempenho frequentemente adoptam softwares e sistemas de gestão. Nesse contexto, a auditoria de sistemas emerge como uma ferramenta essencial, avaliando a eficiência, segurança e desempenho de todas as soluções tecnológicas implementadas.
A auditoria ambiental integra-se aos processos organizacionais, concentrando-se no impacto das actividades da empresa no ambiente circundante. Avalia se as práticas e o desempenho ambiental da empresa estão em conformidade com os critérios estabelecidos pela legislação vigente, incluindo escolhas conscientes de fornecedores para redução de poluição e promoção de práticas sustentáveis.
7. Auditoria de qualidade
A auditoria de qualidade verifica se os métodos de trabalho, produtos e serviços da empresa estão em conformidade com as normas internas estabelecidas, além de garantir adesão a normas externas, como as de vigilância sanitária ou normas técnicas, como a ISO.
AUDITORIA: EXTERNA
- Auditoria contabilística
- Auditoria financeira
- Auditoria fiscal e tributária
- Auditoria operacional
- Auditoria de sistemas
- Auditoria ambiental
- Auditoria de qualidade
CONTROLOS
- Controlos da Gestão
- Gestão Orçamental;Gestão Financeira
- Gestão Patrimonial
- Gestão de Recursos Humanos
- Gestão de Suprimento de Bens/Serviços (Licitações e Contratos)
- Gestão Operacional
- Execução das normas de Compliance e Governança Corporativo